1 - Conteúdo:
 
Capítulo 1 : Introdução    [download slides aqui]
  • Relembrando conceitos
  • Arquitetura de computadores
  • Sistemas embarcados
  • Arquitetura de microcontroladores (ARMs)
  • Processadores digitais de sinais (DSPs)
  • Arquitetura de dispositivos lógicos programáveis (FPGAs)
Capítulo 2: Arquitetura de computadores [download slides aqui]
  • Breve histórico: projeto, evolução e desempenho
  • Introdução à arquitetura de John von Neumann
  • Função e estrutura dos componentes do computador
  • Barramentos de comunicação, arbitração e interrupção
  • Interfaces PCI
  • Memórias: cache, RAM e em massa
Capítulo 3: Arquitetura e projeto de microprocessadores [download slides aqui]
  • Projeto de um microprocessador simples de 4bits: o uP1
  • Unidade lógica e aritmética (ULA)
  • Instruções: características, funções e formatos de endereçamento
  • Estrutura do processador
  • Paralelismo e tecnologia multicore
  • Introdução aos sistemas operacionais
Capítulo 4: Dispositivos lógicos programáveis e computação reconfigurável (FPGAs) [download slides aqui]
  • Arquitetura FPGA e CPLD: hardware reconfigurável
  • Prototipação de sistemas digitais usando FPGA
  • Linguagem de descrição de hardware (VHDL) e IP cores
  • Sistemas em um chip (SoC)
  • Multiprocessadores heterogêneos em um chip (MPSoC)
Capítulo 5: Sistemas embarcados [download slides aqui]
  • Software x hardware
  • Especificações, modelamento e documentação
  • Hardware para sistemas embarcados (I/O, processadores, memórias, comunicação, sensores, atuadores, conversão e codecs)
  • Software para sistemas embarcados: sistemas (operacionais) em tempo real e "device drivers"
  • Exemplos de projetos de sistemas embarcados
2 - Material de apoio em sala de aula:
3 - Outras referências relacionadas ao conteúdo:
  • Ferramentas de projeto auxiliado por computador (CAD e EAD)
  • Circuitos integrados e placas de circuito impresso
4 - Outros